A Igreja do Loreto, está situada junto ao Largo do Chiado, fazendo esquina com a rua da Misericórdia, em Lisboa. O autor do projecto de construção desta igreja foi Filippo Terzi, em 1517. Mais tarde foi reconstruída por José da Costa e Silva.
Foi construída por encomenda da comunidade de comerciantes italianos residentes em Lisboa, em 1517. O terramoto de 1755 causou grande ruína e a actual igreja foi reconstruída em 1785, sendo o novo autor José da Costa e Silva.
Esta igreja é constituída por uma nave central com doze capelas laterais que apresentam os doze apóstolos. Essas capelas têm como revestimento mármore italiano. Na fachada principal, além da imagem de Nossa Senhora do Loreto, pode observar-se as armas pontifícias, da autoria de Borromini, ladeadas por dois anjos. Possui ainda um órgão de tubos datado do séc. XVIII, cuja autoria não se encontra bem definida. A sacristia é revestida a azulejos do ceramista espanhol Gabriel del Barco, e nas suas paredes podem apreciar-se pinturas de António Machado Sapeiro.
12 de dezembro de 2008
2. Igreja do Loreto
Etiquetas:
Barroco,
História de Arte,
Igrejas,
Loreto,
Neoclassicismo,
Rococó,
Terramoto de 1755
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário